Notícias Releases

24.05.2012 | Roberta

Responsáveis pegos, mesmo com descaracterização das evidências

Análise apurada dos peritos do IC da Bahia é potencializada com o uso do EnCase em uma investigação de vazamento de dados.

Tentativas de adulteração das evidências não foram suficientes para enganar a análise apurada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, na Bahia, realizada com o suporte do EnCase, fornecido pela TechBiz Forense Digital. Com o intuito de enganar os investigadores, os autores do ilícito tentaram implantar provas falsas no material apurado da investigação das máquinas de uma instituição da Bahia, vítima de vazamento de informações sigilosas.

“Eram pessoas que tinham conhecimento do processo da perícia e fizeram de tudo para descaracterizar a prova. Mesmo assim, conseguimos descobrir os responsáveis pelo crime através de um exame detalhado de todo material apreendido, que nos revelou, inclusive, a adulteração”, diz Marcelo Sampaio, perito criminal da coordenação de computação forense do Departamento da Polícia Técnica do ICAP.

O EnCase realizou o trabalho de extração dos dados e a análise do material oriundo de correio eletrônico, salas de bate-papo, planilhas etc. A ferramenta é capaz de adquirir dados do disco ou da memória RAM, documentos, imagens, e-mail, webmail, artefatos de Internet, histórico da Web e cache, reconstruir páginas HTML, sessões de chat, arquivos comprimidos, arquivos de backup ou encriptados, RAIDs, estações de trabalho e servidores.

“Quando se faz uma perícia desse tipo, acumulamos um grande numero de evidências no sistema. A primeira coisa a se fazer é dar uma analisada no todo para enxergar a consistência das informações. Se não forem tão consistentes, a gente toma cuidado para checar se o material foi fraudado. É um procedimento de praxe. Quando a gente percebeu que as evidências estavam díspares, a gente concentrou no que era o comum e descobrimos a fraude”, explica Sampaio.

Share:

| More

Press agent

Roberta Maia - roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 3736-7058/ (21) 98290-4653