Notícias Notícias

11.05.2011 | admin

Os cibercriminosos miram o Canadá

Publicado no site da Websense
Texto original: Patrik Runold

Os crimes cibernéticos estão em movimento novamente. E, desta vez, o Canadá é o principal alvo. Endereços IP na China e na Europa Oriental estão sob intensa avaliação, por isso os hackers estão mudando suas redes para outros países, como o Canadá, que tinha uma melhor reputação em termos de cibersegurança.

A Websense realizou recentemente uma análise no perfil de risco cibernético no Canadá e todas as tendências apontaram o país como o novo destino dos cibercriminosos. Por exemplo:

• Abrigar sites de Phishing – O Canadá viu um grande aumento do número de servidores abrigando sites de phishing, um crescimento de 319% no ano passado. Esse aumento gigantesco ao longo dos últimos 12 meses é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Egito.
• Aumento em redes Bot – Cibercriminosos estão mudando os seus centros de comando e controle para lugares mais “seguros”. Nos últimos oito meses, o Canadá presenciou um aumento de 53% de redes bot. Na verdade, o Canadá ficou em segundo lugar em hospedagem de redes bot quando comparado aos Estados Unidos, França, Alemanha e China.
• Sites maliciosos – enquanto o resto do mundo observa um declínio de sites maliciosos, no Canadá esse processo tem sido mais lento.
• Aumento geral do cibercrime – No mais recente relatório de ameaças da Websense, Canada ocupava a décima terceira posição no ranking do cibercrime. Hoje o país está em sexto lugar e esse número continua a crescer.

Veja o mapa com os principais países que hospedaram sites de phishing nos primeiros meses de 2011:

Share:

| More

Press agent

Roberta Maia - roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 3736-7058/ (21) 98290-4653