Notícias Notícias

17.09.2014 | admin

Integrar é preciso

Conversamos com Denise Rivera a presidente da APERJ (Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro), que está à frente do X Seminário Nacional de Fonética Forense, VII Seminário de Perícias em Crimes de Informática e II Seminário Nacional de Análise Forense em Imagens sobre a importância do evento e das novas tecnologias apresentadas durante as palestras, cursos e exposições para o aperfeiçoamento do trabalho dos peritos. Cerca de 500 profissionais estão reunidos na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro, para uma maratona sobre o que há de mais moderno em técnica criminalística.

Qual a importância desse evento para os peritos do Brasil?
É de extrema importância a integração entre as instituições que atuam para a diminuição da criminalidade: o judiciário, a perícia e as delegacias. O evento é uma oportunidade para que os operadores de direito possam fazer uso dos dados técnicos gerados pela perícia para julgar, investigar e chegar a conclusões sobre um caso.

Por que o evento é dividido em três: um sobre imagem, outro sobre áudio e um terceiro sobre informática?
São áreas bem específicas e que não são realizadas pelo mesmo profissional. Cada um tem uma formação particular.

De que forma a tecnologia contribui com o trabalho do perito?
A análise de evidência digital demanda equipamento de ponta. Não basta saber as etapas e como fazer o exame. É preciso ter as ferramentas certas para investigar o que de fato interessa. A perícia tem que ser muito específica diante da quantidade atual de dados. Só a autoridade que está à frente da investigação pode dizer o que é de fato necessário investigar. Os peritos estão atualizados, muitos têm mestrado, doutorado. É uma carreira que qualifica os melhores em cada área.

Essa troca de informações entre o demandante e o perito é bastante importante para o sucesso de uma investigação?
A colaboração é fundamental. Quanto mais detalhadas vierem as informações, maiores as chances de uma análise produtiva.

Share:

| More

Press agent

Roberta Maia - roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 3736-7058/ (21) 98290-4653