Notícias Notícias

9.07.2013 | admin

Cerco fechado para as empresas europeias

Fonte: The Register

Nova Diretiva do Parlamento Europeu estabelece que negócios podem ser encerrados em caso de envolvimento ou negligência das empresas em crimes cibernéticos

Aprovado na semana passada pelo Parlamento Europeu, o novo projeto de lei sobre os ataques contra os sistemas de informação estabelece sanções para as empresas envolvidas em ciberataques. A nova medida permite que os Estados-membros tomem as medidas necessárias para garantir que as companhias se responsabilizem por crimes como o acesso não autorizado aos sistemas de informação, interceptação ilegal de dados, entre outros.

Sob essa nova diretiva podem ser punidas companhias envolvidas de alguma forma em tais ataques; ou companhias que, ao falharem em sua supervisão e controle, permitam que pessoas sob a sua autoridade cometa qualquer uma das ofensas listadas.

As sanções incluem a exclusão do direito a benefícios e auxílios públicos; desqualificação temporária ou permanente para a prática de atividades comerciais; vigilância judicial; liquidação judicial; e fechamento temporário ou permanente do estabelecimento que foi usado para cometer o crime.

A Comissão Europeia acredita que as novas leis, que atualizam a já existente de 2005, foram criadas especialmente para combater crimes cibernéticos como “a entrada ilegal ou adulteração de sistemas da informação” e “a difusão massiva de software malicioso que cria ‘botnets’ – redes de computadores infectados que podem ser controlados remotamente em larga escala em ataques coordenados”.

Os indíviduos responsáveis por esses crimes podem pegar pelo menos cinco anos na prisão caso “gerem sérios danos” ou “cometam dados “contra uma infraestrutura crítica”.

Os membros da União Européia terão dois anos para implementar as novas leis a partir da publicação nova diretiva. “Esse é um passo importante para potencializar as defesas da Europa contra o cibercrime”, declarou a comissária da UE para assuntos internos Cecilia Malmström. Ataques contra sistemas da informação representam um grande desafio aos negócios, governos e cidadãos. Esse tipo de ataque pode causar sérios danos e minar a confiança dos usuários na segurança e confiabilidade da Internet”

Share:

| More

Press agent

Roberta Maia - roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 3736-7058/ (21) 98290-4653