Notícias Notícias

14.05.2011 | admin

“Mais cedo ou mais tarde sua rede será invadida”

Anchises M.G. de Paula, especialista da VeriSign iDefense para a América Latina

Palestra da VeriSign iDefense apresenta cenário pouco amigável para a segurança da informação e solução inteligente para analisar tendências e identificar ameaças, gerar relatórios e alertar os clientes.

No começo de abril, durante um evento realizado em São Paulo para debater as questões envolvendo a segurança da informação, o site do Websecurity Forum foi derrubado por um ataque DoS (Denial of Service). Os interessados em se inscrever no Fórum ou saber mais a respeito das palestras ficaram sem acesso à página web do evento. Ese é um transtorno que tem causado dores de cabeça a muitas empresas (inclusive às de segurança) e, consequentemente, tem afetado o usuário final.

A negação de serviço por sobrecarga no sistema é hoje um dos mecanismos mais utilizados pelos deliquentes virtuais para realizar protestos. Amazon, Visa, Mastercard e Paypal, para citar algumas companhias, foram vítimas desse tipo de protesto em dezembro de 2010 por um grupo que defendia o Wikileaks. E os governos do México, Colômbia, Espanha e Nova Zelandia também sofreram recentemente com a derrubada de sites por manifestantes contrários à legislação de direitos autorais.

Moral da história? “Mais cedo ou mais tarde sua rede será invadida. Em 2010, foram identificados mais de 286 milhões de novos malwares pela Symantec, quase 1 milhão de códigos maliciosos por dia. Sendo que 56% das infecções foram feitas por Trojans que roubam qualquer tipo de informação, não só dados bancários”, alertou Anchises M.G. de Paula, especialista da VeriSign iDefense para a América Latina durante o Road Show realizado em maio pela TechBiz Forense Digital.

Portal
Especializada em inteligência e segurança, a VeriSign iDefense, parceira da TechBiz Forense Digital no Brasil, investiga as tendências dos crimes cibernérticos, malwares e vulnerabilidades em todo o mundo e analisa o impacto do contexto no ambiente de trabalho dos seus clientes. Segundo Anchises, o crescente uso de smartphones e tablets; a guerra cibernética; a espionagem entre indústrias e países; a virtualização e a cloud computing; o IPV6, por exemplo, são atuais fatores de risco que podem impactar os negocios de diferentes empresas.

A partir de relatórios detalhados e alertas diários, a VeriSign iDefense analisa a criticidade de um evento, a necessidade de um patch específico, identifica novas ameaças e maximiza a capacidade de responder a incidentes. “Nosso foco é investigar, analisar e descobrir as atribuições do incidente ou ameaça: quem fez o que, como e por que?”, resume Anchises.

Um portal exclusivo para o acesso dos clientes, totalmente customizável, apresenta um resumo das principais novidades, últimos alertas, podcasts, estatísticas de vulnerabilidades, blogs de especialistas comentando temas atuais em cibersegurança e forense computacional.

A ferramenta já possui 170 mil relatórios e mais de 10 mil vulnerabilidades cadastrados e que são constantemente atualizados. Só a iDefense já identificou uma média 200 vulnerabilidades exclusivas. Os analistas da empresa também monitoram mais de 1.200 foruns undergrounds. Mais de 50 profissionais ficam exclusivamente dedicados à análise de segurança, e a iDefense conta com a contribuição de outros 600 analistas, em 20 línguas diferentes.

A navegação pelo portal pode ser feita através da busca por palavras-chaves, por linha do tempo, grau de severidade da ameaça e pesquisa por patchs lançados pelos fabricantes de software. Relatórios semanais são direcionados aos clientes, bem como artigos técnicos e artigos sobre temas de interesse, como DOS, ameaças para o mundo mobile, software para proteção de internet banking etc. Ao final de cada ano, a iDefense produz um estudo sobre as tendencias identificadas nos últimos 12 meses.

O acesso ao portal e a todo o seu conteúdo é vendido em pacotes de licença anual e a ferramenta ainda se integra aos appliances de outras empresas, entre eles, a plataforma de análise de eventos da ArcSight.

Confira aqui o PPT da apresentação feita pela iDefense no Road Show promovido pela TechBiz Forense Digital.

Share:

| More

Press agent

Roberta Maia - roberta.maia@techbiz.com.br
(21) 3736-7058/ (21) 98290-4653