Cases Análises quatro vezes mais rápidas

Quando a Polícia da Islândia decidiu profissionalizar sua capacidade técnica para recuperar dados de telefones celulares fez a opção pelo XRY, da Micro Systemation e não se arrependeu. “O XRY recupera muito mais informação de celulares do que qualquer outra ferramenta forense que tivemos acesso. Ele está na Premier League se comparado a outros produtos similares”, afirma Steinarr Omarsson, chefe da divisão forense do departamento policial islandês.

Antes da aquisição, sua equipe já havia utilizado outros softwares de forense móvel para recuperar informações de celulares, com os quais encontrava muitas dificuldades em conseguir os dados que queriam. “Antes do XRY tínhamos membros de nossa equipe se dedicando em tempo integral para resolver problemas oriundos de dispositivos móveis. Com o XRY conseguimos analisar quatro ou cinco vezes o volume de telefones celulares se comparado ao processo feito com outras ferramentas. E nossa equipe possui agora mais tempo para realizar outros trabalhos, o que é ótimo”, completa Omarsson.

As especificidades de cada dispositivos, rodando diferentes sistemas operacionais, processando vários aplicativos e demandando cabos específicos torna a análise de celulares, tablets e derivados bastante específica. Ferramentas forenses genéricas acabam apresentando dificuldades técnicas. Os investigadores da Polícia da Islândia sempre perdiam muito tempo ligando para as companhias e pedindo emprestado cabos para obter maiores informações dos equipamentos.

A força policial precisava um sistema que lhes oferecesse suporte pleno para a forense de celulares, incluindo software, hardware e os cabos necessários para análises, além do suporte técnico em caso de dúvidas sobre as diferentes questões encontradas em cada aparelho analisado. Após a decisão de investir no XRY, a equipe ficou impressionada com os resultados imediatos. De repente, só era preciso plugar os equipamentos no hardware da MSAB e voilà.

“Não é uma ferramenta gratuita, mas a economia que se tem é maior do que o valor gasto para adquiri-la, além do ótimo suporte técnico oferecido. Estamos muito felizes com este produto.” Para cada telefone suportado, o XRY oferece um jogo completo de cabos e um suporte técnico completo, para que os investigadores gastem menos tempo tentando fazer o equipamento funcionar e mais tempo investigando os dados.

“Antes do XRY tínhamos membros de nossa equipe se dedicando em tempo integral para resolver problemas oriundos de dispositivos móveis. Com o XRY conseguimos analisar quatro ou cinco vezes o volume de telefones celulares se comparado ao processo feito com outras ferramentas. E nossa equipe possui agora mais tempo para realizar outros trabalhos, o que é ótimo”, completa Omarsson.